Ilha Bela – Praias, Hotéis, Pousadas

Ilha Bela faz jus ao nome

Ilha Bela, na Ilha de São Sebastião, no estado de São Paulo. Descoberta em 1502 por Américo Vespúcio, a ilha tem uma longa história de defesa contra as potências estrangeiras navais, refúgio de piratas, escravidão, mercado negro, base de contrabando e fracassados esforços coloniais nas plantações de açúcar e café.

Há 35 km de praias, uma floresta tropical costeira do Atlântico, uma Reserva da Biosfera da Unesco, para explorar, picos de montanhas para escalar e mais de 400 cachoeiras em cascata. Acrescente a isso lendas de piratas, naufrágios para explorar, vela grande, o suficiente para se ter lazer por uma semana em Ilhabela.

Do alto do Pico de São Sebastião, ponto mais alto da ilha, a1378 m, na costa norte, você pode olhar sobre as copas das árvores para a água, um vislumbre da vida selvagem local e, talvez, ver. no extremo sul da ilha, a Ilhas das Cabras, parte do Santuário Ecológico de Ilhabela, dedicado à preservação da vida marinha. Você também pode ver as outras ilhas do arquipélago: Vitória, Búzios, Serraria e Cabras. O arquipélago tem cerca de 130 quilômetros quadrados, com cerca de 84 quilômetros de litoral.

A costa oeste de Ilha Bela é a mais populosa. Lá o visitante encontra hotéis e restaurantes. Para os que preferem ambientes mais calmos a melhor opção é ir para o lado leste, lá existem praias de areia branca isoladas e com um cenário exuberante.

Hospedagem é caro em Ilha Bela, por isso muitos visitantes preferem ficar em São Sebastião e pegar a balsa, livre para pedestres, e passar o dia na ilha. As praias mais facilmente acessíveis na costa oeste, perto da Vila, são a Praia do Curral, Praia Grande e Praia da Feiticeira, onde existem vários restaurantes a beira mar, com alimentos e bebidas. A praia da Feiticeira, Praia Filosofal, tem a fama de esconder um tesouro pirata.

As praias mais bonitas e preservadas estão no lado leste da ilha, mas são mais difíceis de chegar. Estradas irregulares e, em alguns casos, apenas trilhas levam a elas, e algumas são acessíveis somente por barco.

Frutos do mar, é claro, é abundante, e os camarões de Ilhabela têm a reputação de ser o melhor e mais doce.

Água e atividades recreativas são a atração principal, em qualquer uma das praias maravilhosas de Ilha Bela.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *