Holambra – Turismo Festa das Flores

Holambra, é um pedaço da Holanda no Brasil. Localizada no centro oeste do Estado de São Paulo e à 155km da Capital, Holambra, que atualmente é responsável por 35% da produção de flores e plantas ornamentais do país.
Em 1948, após a Segunda Guerra Mundial, a Holanda não era um País tão ricocomo é hoje, e muitas famílias, principalmente do interior, não tinham perspectivas para seu país, e queriam emigrar. O Brasil foi a opção para alguns deles, principalmente para os católicos que tinham preferência especial pelo Brasil.

Os governos brasileiros (federal e estadual) estavam oferecendo aos imigrantes holandeses 5.000 hectares de terra no interior do Estado de São Paulo; os imigrantes iriam trazer rebanhos de gado holandês, famosos por sua produção de leite; com a intenção original de começar fazendas que fornecem produtos lácteos de alta qualidade para o Estado de São Paulo. Antes dos primeiros imigrantes desembarcarem, a Holanda enviou o engenheiro GJ Heymeijer, secretário de K.N.B.T.B. (Organização de Agricultores Católicos da Holanda), para observar o cenário brasileiro e analisar a viabilidade do projeto.

Em julho de 1948, a Cooperativa Holambra começou, oficialmente, o trabalho. Infelizmente, as coisas não sairam como planejado. O gado, trazido do clima temperado da Europa, não se adaptou bem no clima do Brasil, e também foi severamente atacada por doenças tropicais. Os holandeses, então, começaram trabalhar com galinhas e porcos, e cultivar diversas culturas.
Eventualmente, as culturas forammudando até chegar a um produto típico da Holanda: flores. Hoje, nenhum outro lugar no Brasil produz flores comparáveis aos da Holambra, seja na variedade ou na qualidade. A produção é leiloada por meio do Veilling Holambra, um dos mais sofisticados do mundo, onde a maioria das flores são exportadas.

Em 1991, por decisão dos cidadãos, a Holambra ganhou autonomia política e se tornou um município. Ao longo dos últimos anos, o turismo está se tornando um importante setor da economia da cidade. Mais e mais brasileiros estão viajando para ver esta cidade cheia de charme e cores, resultado dos esforços de duas nações e suas culturas.

Holambra é hoje também a sede de grandes eventos e feiras que reúnem participantes de todo o país e até mesmo do exterior. Além da Expoflora, que é realizada durante todo o mês de setembro e é considerada a maior festa de flores da América Latina, o município sedia também feiras e exposições nacionais voltadas ao turismo de negócios, como o Enflor (Encontro Nacional de Floristas), o Gardenfair e a Hortitec.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *