Fotos e Dicas de Turismo em Ilhéus Bahia

Turismo em Ilhéus Bahia

Ilhéus na Bahia é a principal cidade ao longo da conhecida “Costa do Cacau”. A cidade remonta ao início dos anos de 1500, e prosperou graças ao comércio da cana no Brasil Colonial, seguido pela plantação de cacau no século 19.

Hoje, o cacau ainda é plantado na região, mas é a beleza da região que deu inicio ao turismo em Ilhéus .  Ilhéus é cercada por mata atlântica nativa e , ao norte e ao sul, possui belíssimas praias de areia branca.

O centro histórico de Ilhéus tem marcos que se tornaram famosos em todo Brasil, devido à sua presença nos romances de Jorge Amado. Na Praça Luiz Viana Fialho, está o Teatro Municipal construído em 1932, que antigamente era um cinema. Em um canto da praça, está a Casa de Cultura Jorge Amado, que foi a casa do autor, a edificação foi construída pelo pai de Jorge Amado em 1920, depois que ele ficou rico com um bilhete de loteria premiado. Nas proximidades, a Praça JJ Seabra , Praça Rui Barbosa, e Rua Antônio Lavigne é possível vislumbrar casas e palácios que atestam a riqueza dos barões do cacau. Criada em 1534, a Igreja de São Jorge, na Praça Rui Barbosa é a igreja mais antiga da Ilhéus, enquanto a imponente Catedral de São Sebastião, na Praça Dom Eduado, constrída em meados do 20, exibe uma mistura incomum de estilos arquitetônicos.

Apesar da catástrofe da vassoura de bruxa, praga que atacou os cacaueiros da região, ainda existem plantações de cacau perto de Ilhéus, que podem ser visitadas. Além de poder assistir todo o processo de cultivo e produção, os visitantes podem saborear o cacau e provar o néctar suculento feito a partir de seus frutos.

As praias de Ilhéus em si não são muito limpas. A maioria dos visitantes preferem se dirigir para o norte em direção a Itacaré ou para as praias ao sul da cidade. Ao sul uma das praias mais populares é a Praia dos Milionários, que fica a 7km do centro da cidade. A praia ganhou esse nome em alusão a  seu passado como a praia favorita de ricos barões do cacau de Ilhéus. Outras praias populares da região são: Praia de Cururupe, Back Door e Batuba , a 16 quilômetros de Ilhéus – são mais selvagens e mais atraente. Ônibus municipais de Ilhéus fornecer serviço frequente a todas estas praias.

Muito popular entre os moradores e visitantes , as praias centrais têm sua beleza natural preservada, apesar de sua proximidade com o centro da cidade e o porto.

Os visitantes fazem caminhadas e brincam nas areias brancas da Praia da Avenida e a Praia do Cristo, onde se pode visitar a estátua inspirada na do Rio de Janeiro.

A Itacaré Park Road, considerada a primeira estrada ecológica do Brasil, liga a cidade de Itacaré e Ilhéus em um trajeto cheio de cachoeiras, túneis para os animais selvagens, e muita vegetação nativa preservada protegida por três unidades de conservação: Conduru, Parque Estadual da Lagoa Encantada e Serra Grande.

Os hotéis no centro de Ilhéus são mais velhos, e oferecem um ambiente histórico interessante. Um dos mais populares é Hotel Ilhéus, inaugurado em 1930, foi iniciativa de um dos mais ricos barões do cacau, que sonhava em construir o hotel mais moderno e luxuoso em toda a Bahia. Na época, seu projeto arquitetônico consistia de novidades como banheiros separados par homens e mulheres, bem como o primeiro elevador do estado (ainda em funcionamento hoje). Mas hoje existem inúmeros hotéis e resorts  à beira-mar que são cercados por luxo e entretenimento para os turistas.

Ilhéus Bahia 1

Ilhéus Bahia 2

Ilhéus Bahia 3

Ilhéus Bahia 4




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *