Fotos de Taj Mahal

O Taj Mahal é um dos edifícios mais famosos do mundo.

Taj Mahal foi construído em 22 anos (1631-1653) sob as ordens de Shah Jahan e foi dedicada a Mumtaz Mahal (Arjumand Bano Begum), a esposa de Shah. Para edificar as paredes da belissima obra foi necessário trazer o material da Índia e da Ásia Central, 20.000 trabalhadores e foram gastos 32 milhões de rúpias com a obra.

Taj Mahal, o ‘Lugar da Coroa’, pois, Taj significa “Coroa” e Mahal significa “lugar”. Ele fica na margem do rio Yamuna. Foi construído pelo imperador Shah Jahan em memória de sua segunda esposa, Mumtaz Mahal, uma princesa persa  muçulmana. Ela morreu enquanto acompanhava o marido em Burhanpur em uma campanha para conter uma rebelião, ela morreu após dar à luz seu 14 º filho.

Quando Mumtaz Mahal ainda estava viva, ela fez com que o imperador fizesse quatropromessas: primeiro, que ele construiria o Taj Mahal, em segundo lugar, que ele se casaria novamente, em terceiro lugar, que ele fosse gentil com seus filhos, e em quarto lugar, que ele visitasse o túmulo dela no aniversário de morte. Ele manteve a primeira e segunda promessa.

O Taj Mahal se ergue de uma base de arenito vermelho por um terraço de mármore branco enorme sobre a qual repousa a famosa cúpula ladeada por quatro minaretes afilados. Dentro da cúpula está o cenotáfio jóia incrustada da rainha. Tão bela é a obra que o Taj Mahal que ele é descrito como “tendo sido projetado por gigantes e finalizada por joalheiros”. O único objeto assimétrico no Taj é o caixão do imperador, que foi construído ao lado da rainha como uma reflexão tardia. O imperador foi deposto por seu filho e preso no Forte Grande Vermelho durante oito anos, mas foi enterrado no Taj Mahal. Durante sua prisão, ele teve uma visão do Taj Mahal.

Como um tributo a uma mulher bonita e, como um monumento ao amor duradouro, o Taj Mahal revela suas sutilezas quando é visitado sem pressa.

A cúpula é feita de mármore branco, mas o túmulo está contra a imagem do rio, e é neste contexto que trabalha a magia das cores que, através da sua reflexão, muda a visão do Taj Mahal. As cores mudam em diferentes horas do dia e durante diferentes estações. Como uma jóia, os brilhos das pedras semi preciosas incrustadas no mármore branco sobre o mausoléu principal pegar o brilho da lua. O Taj Mahal é rosado na parte da manhã, branco leitoso, à noite e de ouro quando a lua brilha. Essas mudanças, dizem, retratam os diferentes tipos de mulher.

Diferentes pessoas têm diferentes pontos de vista do Taj Mahal, mas seria o suficiente para dizer que a construção tem uma vida própria que salta para fora do mármore, desde que você entenda o que é um monumento ao amor. Como uma obra de arte arquitetônica, nada poderia ser acrescentado ou subtraído dela.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *