Existem Apenas Quatro Cores de Passaporte no Mundo

Entenda a razão das cores dos passaportes

Existem apenas quatro cores primárias de passaportes no mundo, e cada país tem suas próprias razões para escolher uma dessas cores para a capa. Por isso, decidimos descobrir do que depende essa escolha e compartilhar as razões com você.

Vermelho

Esta é a cor mais comum. Os passaportes com uma capa vermelha são frequentemente escolhidos por países com um sistema governamental comunista histórico ou atual. Cidadãos da Eslovênia, China, Sérvia, Rússia, Letônia, Romênia, Polônia e Geórgia possuem passaportes vermelhos. Os países membros da União Europeia, exceto a Croácia, também usam passaportes borgonha e outros tons de vermelho. Os países interessados ​​em se juntar à UE, como Turquia, Macedônia e Albânia, mudaram a cor dos seus passaportes para o vermelho há alguns anos. A Comunidade Andina de Nações – Bolívia, Colômbia, Equador e Peru – também tem passaportes Borgonha.

Azul

Esta é a outra cor mais comum. A capa azul simboliza o “novo mundo”. 15 países do Caribe possuem passaportes azuis. Dentro do bloco dos países da América do Sul, a capa de passaporte azul simboliza a conexão com o Mercosul. Isso inclui Brasil, Argentina e Paraguai. A Venezuela é a exceção aqui: também pertence à união, mas seus cidadãos têm passaportes vermelhos. Os passaportes dos cidadãos dos EUA foram alterados para o azul apenas em 1976.

Verde

A maioria dos países muçulmanos tem passaportes verdes. Exemplos incluem Marrocos, Arábia Saudita e Paquistão. O verde é considerado a cor favorita do Profeta Muhammad e é um símbolo da natureza e da vida. Os cidadãos de vários países da África Ocidental – por exemplo, Burkina Faso, Nigéria, Níger, Costa do Marfim e Senegal – também possuem documentos de viagem que são de vários tons de verde. No seu caso, a cor indica que eles pertencem à CEDEAO (a Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental).

Preto

Os passaportes mais raros são os que tem a capa preta. Estes podem ser encontrados entre os cidadãos de alguns países africanos – Botswana, Zâmbia, Burundi, Gabão, Angola, Chade, Congo, Malawi e outros. Os cidadãos da Nova Zelândia também possuem passaportes com capa preta, porque o preto é a cor nacional do país.




Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *