Dicas Melhores Cidades Gaúchas para Morar – Viver

Cidades gaúchas para se viver com qualidade de vida

Limitada pelo Uruguai no sul e a Argentina no oeste, o Rio Grande do Sul, tem muito em comum com seus vizinhos, talvez mais do que com o Brasil. As cidades gaúchas tem orgulho da sua rica herança italiana e alemã, assim como de seus vaqueiros.

O Rio Grande do Sul possui montanhas deslumbrantes, canyons e extensas áreas de floresta tropicais. Por isso o Estado é tão popular entre turistas e pessoas que buscam um lugar para morar com qualidade de vida. Segue dicas das melhores cidades gaúchas para quem quer viver a adrenalina na terras altas ou degustar as delicias de Gramado. Há algo para todos os estilos de vida no Rio Grande do Sul.

Porto Alegre

A capital do Rio Grande do Sul é a quinta mais populosa do Brasil com mais de 1,4 milhão de habitantes. A cidade foi eleita pela ONU por três vezes como a 1ª em qualidade de vida. Também foi premiada com uma das melhores capitais para morar, trabalhar, fazer negócios e estudar.

Carlos Barbosa

O município está localizado na Serra Gaúcha e tem um cenário exuberante com altos montes e vales profundos. Com mais de 26 mil habitantes Carlos Barbosa serve como palco de inúmeras competições regionais e estaduais de voo livre de paraglider que acontecem no Morro do Diabo.

Três Arroios

O município cortado por três riachos tem terra fértil e clima temperado. O município conta com cerca de 2.855 habitantes e a economia gira em torno da agricultura.


Ipiranga do Sul

Em 2010 a cidade de Ipiranga do Sul tinha uma população de cerca de 1.944 habitantes. A região tem clima e relevo ideal para a criação de gado. Ao longo dos anos as atividades se diversificaram e a vinicultura, suinocultura, plantio de trigo, do milho e do feijão preto passaram a afazer parte da economia local.


Lagoa dos Três Cantos

Lagoa dos Três Cantos está localizada na área central do Estado. A economia predominante é a agricultura e criação de suínos, gado e aves. Com uma população em sua maioria de origem alemã os habitantes buscam manter viva sua herança.  O governo municipal de Lagoa dos Três Cantos oferece parcerias e incentivos para empresas que desejam investir no município.

 

Garibaldi

Garibaldi foi colonizada por imigrantes italianos que receberam educação de congregações religiosas francesas. Além disso, ao longo dos anos recebeu sírio-libaneses que abriram suas lojas na cidade. Garibaldi é sem duvida uma cidade com uma grande diversidade econômica e cultural.

Nova Araçá

Nova Araçá é a casa de várias festividade que destacam a cultura no Rio Grande do Sul. Entres elas está o Rodeio Artístico e Festa de Nossa Senhora de Fátima. O município conta também com várias atrações turísticas como a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, o Parque Clube Passo Velho do Afonso, o Viveiro Municipal, no Parque Ecológico de Nova Araçá.

Casca

A cidade de Casca possui hoje 8.651 habitantes e possui um IDHM de 0,785. Na região os visitantes podem apreciar várias cascatas. A igreja matriz de Casca foi construída pela comunidade, tendo como idealizador o Padre Aneto Bogni, que veio da Itália. Foi inaugurada em 1929. Em estilo gótico, é um verdadeiro cartão de visitas pelas suas linhas, riquezas e detalhes.

Ivoti

Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores e suas cores e perfumes estão por todos os cantos da cidade.   Além de embelezar a cidade, as flores tem papel fundamental no desenvolvimento turístico de Ivoti. Outra atração da cidade é pórtico localizado na principal acesso a cidade. A obra homenageia a cultura alemã que também pode ser vistas na arquitetura de casas e edifícios.

Santa Maria

Santa Maria é conhecida como o município “Coração do Rio Grande” devido à sua posição geográfica. A cidade é famosa por possuir uma das maiores universidades federais do país, a Universidade Federal de Santa Maria. A região guarda traços fortes da colonização europeia.

Caxias do Sul

Caxias do Sul foi colonizada por imigrantes italianos e passou por vários ciclos econômicos. Hoje se destaca pelo cultivo de uva e produção de vinho. O IDHM é de 0,78.

Nova Petrópolis

A população do município em 2010 era estimada em 19.058 habitantes. O movimento turístico intensificou-se ao longo das últimas décadas graças a malharias, artesanato, hotéis e cafés coloniais.





Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *